CidadesDestaque

Conheça as cinco doenças mais comuns no Verão

No dia 21 de dezembro, começa a estação mais quente do ano. Associada a dias de férias e de muita diversão, a chegada do verão é esperada com muita expectativa. Família e amigos se reúnem nas praias e piscinas para aproveitar este período de dias mais longos e de temperaturas mais elevadas. Entretanto, existem algumas doenças sazonais relacionadas ao sol e ao calor desta estação do ano, capazes de comprometer toda animação e entretenimento. É hora de conhecer as 10 doenças mais comuns do verão e aprender como evitá-las, para que o bem-estar esteja sempre garantido:

Desidratação

Aumentam os casos de diarreia, causados por viroses sazonais, típicas desta época do ano, que podem levar a quadros agravados de desidratação, principalmente em crianças e idosos. Recorrer a uma alimentação leve e ingerir água fervida são alguns dos cuidados.

Intoxicação alimentar

O calor facilita a proliferação de bactérias, que podem contaminar alimentos e causar intoxicações, inclusive com necessidade de internação. É preciso prestar atenção na procedência e na conservação dos alimentos, além da higiene no preparo.

Insolação

Queimaduras de pele graves são raras, mas ainda surgem casos de tontura ou vômito causados pelo excesso de exposição ao sol. A recomendação é evitar os horários de sol mais forte (entre 10h e 16h) e sempre usar protetor solar, chapéu ou boné.

Bicho de pé

É causado por uma pulga que circula no ambiente durante o verão. Se tiver animais domésticos, é importante dar banho com frequência, pois eles carregam o inseto nas patas. Vale também evitar andar de pés descalços, principalmente na areia.

Dengue

Febre alta e dor de cabeça são os principais sintomas. O combate aos focos do mosquito transmissor da doença passa por evitar acúmulo de água parada em recipientes como pneus, garrafas e vasinhos de plantas, além de manter piscinas tratadas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios