DestaquePolicia

Eunápolis e Porto Seguro entre as 20 cidades mais violentas do país

O aumento da violência urbana chama atenção nos estados brasileiros. A Bahia é o quinto com a maior taxa de homicídios estimada em 2017: dois municípios do extremo sul baiano estão entre os 20 mais violentos do Brasil. Os dados são do Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019, que analisou 310 cidades com mais de 100 mil habitantes.

Porto Seguro e Eunápolis são as cidades que fazem parte dessa lista, nas 7º e 20ª posições, respectivamente. Esses municípios foram os mesmos apontados como os mais letais no estudo de 2018. Porto Seguro apresentou taxa de 101,6 mortes para cada 100 mil/hab. O conceito de taxa de homicídio estimada por 100 mil habitantes para cada município, utilizado neste trabalho, considera o número de óbitos ocasionados por agressão, por intervenção legal mais o número de homicídios ocultos – óbitos classificados como mortes violentas com causa indeterminada (MVCIs), mas que seriam, na verdade, homicídios.

O estudo, elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que houve um crescimento das mortes influenciado, principalmente, pela disputa de facções pelo controle dos mercados locais de drogas ilícitas. A pesquisa destaca que várias pequenas facções criminosas disputam o varejo de drogas nos territórios baianos e, em particular, na capital, entre as quais estão o Bonde do Maluco (BDM), Comando da Paz (CP), Katiara e Caveira. Ainda segundo o estudo do Ipea, as duas maiores facções do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), também estão presentes no território baiano e procuram se associar às quadrilhas locais a partir do fornecimento de armas e drogas.

“Para completar o quadro da violência na Bahia, o estado tem adotado uma linha de enfrentamento e embrutecimento no uso de suas forças policiais, melhor do que a inteligência e investigação, o que tem ajudado a alimentar o ciclo de violência”, afirmou a pesquisa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios