DestaqueJustiça

Itamaraju e Jucuruçu são denunciadas no MPF por baixo índice de vacinação em crianças

A promotora de Itamaraju, Mariana Araújo Líbório, enviou ao Ministério Público Federal uma denúncia apresentada pelo Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde, que havia sido encaminhada pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, por conta das baixas taxas de cobertura vacinal contra poliomielite nos Municípios de Itamaraju Jucuruçu.

De acordo com os documentos apresentados, o município de Itamaraju, que é governado pelo médico Marcelo Angênica (PSDB), ficou com o índice de vacinação 11% abaixo da meta nacional, fato alarmante que pode provocar um aumento de casos de paralisia infantil por causa da poliomielite. Já o município de Jucuruçu afirmou ter atingido 96% de vacinados.

Como as questões relacionadas à vacinação são de responsabilidade do Ministério da Saúde, a promotora de Itamaraju decidiu encaminhar a notícia de fato para que o Ministério Público Federal proceda a apuração e tome as devidas providências objetivando garantir que sejam adotadas as medidas para que a vacinação possa atingir as metas estabelecidas pelo Governo Federal.

O que é a poliomielite

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios