CidadesDestaque

Itamaraju registra o maior volume de chuvas do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registrou 121 mm de chuva em Itamaraju, no extremo sul baiano, entre às 9 horas da segunda-feira 3, e às 9 horas desta terça-feira 4. Foi o maior volume de chuva do Brasil no período.

A cidade registou  um deslizamento de terra na BR-101 próximo ao trevo  durante a madrugada, mais a pista já foi liberada. Neste momento equipes da Defesa Civil estão em alerta.  No final da manhã desta terça-feira 4, uma fossa  cedeu abrindo uma imensa cratera na Avenida ACM, destruindo a calçada de uma loja de material de construção no centro da cidade.

No bairro Itatiaia há alagamentos na Avenida Mantiqueira, duas famílias estão desalojadas e outras seis tiveram suas residências invadidas pela água, mas se negam a deixar o local. Já no bairro São Domingos a Defesa Civil registrou um deslizamento de terra. Na tarde de segunda-feira 03,  a Urbis II, localizada na Liberdade, também registrou alagamento na principal rua de acesso ao bairro. Moradores se arriscavam na tentativa de desentupir bueiros.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Itamaraju, Vinícios Borges, em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar em debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Ele alerta que, nesse período, também é preciso evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Vários municípios baianos tiveram chuva extremamente volumosa nas período de 24 horas. Os volumes ficaram próximos ou passaram de 100 mm em diversas localidades.

 

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios