O consumidor brasileiro ficou mais atento em relação às empresas e promoções durante a Black Friday ao longo dos últimos anos. Com isso, o número de queixas caiu nas duas últimas edições do evento anual que traz ofertas nos setores de comércio e serviços. Neste ano, a Black Friday acontece nesta sexta-feira (24).
De acordo com balanço do Reclame Aqui, site que reúne queixas de consumidores, após o recorde de reclamações na edição de 2014 da Black Friday, houve queda de 63% em 2015 e de 34% em 2016, ambos na comparação com o ano anterior. O Reclame Aqui monitora as reclamações entre as 18h da quinta-feira até a meia-noite desta sexta-feira da Black Friday.
Motivos das reclamações
Desde 2013, quando o Reclame Aqui começou a fazer o monitoramento, todos os anos há queixas de consumidores sobre a dificuldade para comprar nos sites das empresas. Outro problema recorrente é a propaganda enganosa, como a maquiagem de preços, que levou os consumidores a apelidarem o evento de “Black Fraude” nas edições anteriores.
A prática da maquiagem, também conhecida como “metade do dobro”, consiste em aumentar os preços antes da data do evento para depois baixá-los e nomeá-los como “superdescontos”. A propaganda enganosa também engloba a diferença dos preços anunciados no momento da compra e na hora do pagamento do pedido.
Empresas reclamadas
O Reclame Aqui também fez o levantamento das empresas mais reclamadas desde 2013. Veja abaixo o ranking e o número de reclamações de cada uma.
Veja as principais queixas dos consumidores na Black Friday em 2016:
.Propaganda enganosa
.Divergência de valores
.Problemas para finalizar a compra
.Produto indisponível
.Promoção (problemas nos preços dos produtos)
Ranking de reclamações em 2016
Kabum (588 reclamações)
Americanas – loja virtual (249 reclamações)
Submarino (149 reclamações)
Netshoes (117 reclamações)
Magazine Luiza – loja virtual (100 reclamações)
Extra – loja virtual (89 reclamações)
Walmart – loja virtual (83 reclamações)
Fast Shop (62 reclamações)
Ponto Frio – loja virtual (58 reclamações)
Casas Bahia – loja virtual (56 reclamações)
Respostas das empresas
Os sites de Casas Bahia, Pontofrio e Extra informam que trabalham constantemente na melhoria operacional de seus sites com o objetivo de aprimorar a experiência de compras dos clientes. Segundo a empresa, o resultado desse trabalho vem sendo percebido nos últimos anos, com as marcas apresentando queda no número de reclamações, assim como melhorando suas posições no ranking.