As agências bancárias que ficaram fechadas durante o carnaval voltam a abrir as portas nesta quarta-feira de cinzas 14, a partir do meio dia.
As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês que tiverem vencimentos marcados para esses dias poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, sem acréscimo. Como muita gente ficou sem atendimento durante esse período, os terminais de atendimento eletrônicos dos bancos amanheceram na manhã de hoje.
Os caixas eletrônicos são uma boa opção para fugir das filas, mas além deste há outros canais oferecidos pelos bancos como internet banking, aplicativo para celular, operações por telefone e também em correspondentes como casas lotéricas, agências dos Correios, supermercados e outros estabelecimentos credenciados.
Se você é cliente habilitado a usar os serviços via internet e aplicativo, por exemplo, pode resolver muitas coisas com apenas alguns cliques e sem enfrentar filas.
Confira quais operações podem ser feitas em cada canal:
Internet Banking
Através do internet banking, nos sites dos bancos, é possível realizar movimentações como consultas de saldo, extrato, lançamentos futuros, investimento, poupança, aplicações e transações agendadas. Também é possível fazer agendamento, pagamentos de boletos bancários e faturas, transferências de valores entre outros bancos, TED e DOC eletrônico, além de solicitação e desbloqueio de talão de cheques, consulta e cancelamento de débito automático, empréstimos e outros.
Caixas eletrônicos
Os caixas eletrônicos são terminais multifuncionais que realizam operações como saque, pagamento e agendamento de contas, transferência, depósitos, consulta de salto e extrato, retirada de folha de cheque, transferências, saque de benefícios sociais, bloqueio e desbloqueio de cartão, empréstimo pessoal, solicitação de débito automático, entre outras opções.
Aplicativo
Outra opção online é o aplicativo para celular/tablet do seu banco. Pela plataforma, dá para consultar saldo, extrato, contas de investimentos, compra e venda de ações, pagar contas, inclusive via Débito Direto Autorizado (DDA), entre outros. Para ter acesso, o cliente deve baixar o app do banco e verificar a necessidade de cadastramento de senha no banco para realizar as transações.
Correspondentes
Nos estabelecimentos correspondentes é possível pagar contas, sacar dinheiro e benefícios sociais, depositar, consultar saldo e extrato de contas corrente e poupança, entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados/pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.
Banco por telefone
Todos os bancos oferecem um serviço telefônico pelo qual o cliente pode tirar dúvidas sobre serviços e realizar operações, como consultas a saldo e extrato, transferências, pagamentos de contas e tributos, aplicação e resgate de investimentos, pedidos de talões de cheque etc.