Um dado triste e alarmante assusta a população de Itamaraju: o município tem registrado um crescimento expressivo no número de óbitos ano após ano. De acordo com a pesquisa realizada pela equipe do Siga a Notícia, o ano de 2020 registrou o maior número de mortes desde a emancipação do município.
Ao todo foram contabilizadas 527 mortes ao longo do ano de 2020, um número 20% maior que o ano de 2019, onde a cidade havia registrado 421 óbitos. O que mais assusta a população é que do total de mortes registrados no ano passado, 329 ocorreram dentro do Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), o que também representa um aumento de 20% no total de óbitos e aumenta as dúvidas da população em relação aos serviços de saúde ofertados na cidade.
De acordo com a consulta realizada por nossa equipe, no ano de 2021, de janeiro até junho, já foram registrados 304 óbitos, sendo que 202 ocorreram no HMI. Levando em conta os dados atuais, esse ano já registra um aumento de 40% no número de óbitos em relação ao mesmo período de 2019, sendo mais uma marca triste para a história de Itamaraju.
As informações foram extraídas do portal Registro Civil, que é o canal de comunicação digital entre o cidadão e os cartórios do Brasil, idealizado pela ARPEN Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil).
Através deste Portal Oficial, o cidadão terá acesso a solicitação de 2 via de certidões em breve relato oferecidos pelos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais do Brasil, integrados à Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional). Para mais consultas acessem https://transparencia.registrocivil.org.br/especial-covid