A mineradora canadense South Star acaba de obter a licença para a construção da Mina de Santa Cruz no município de Itabela, no Extremo Sul da Bahia. O projeto consiste em 13 licenças para exploração de grafite, cobrindo mais de 13.000 hectares.
O grafite ou grafita é um material de vasta aplicação no setor tecnológico e industrial e, no caso da mina baiana, será utilizado, principalmente, na fabricação de baterias para veículos.
Em meados do ano que vem irá acontecer a inauguração e o início da exploração na fase 1 do projeto, com produção de 5 mil toneladas de grafite, e investimentos de R$8 milhões. Nesta fase serão gerados 65 empregos diretos e 350 indiretos, segundo informações da empresa.
A Mina de Santa Cruz conta com excelente infraestrutura e logística. O projeto está localizado a 1,3 km da BR-101. Há uma estrada de cascalho nivelada mantida pela prefeitura direto para a mina e a usina. A subestação elétrica fica a 6 km do local da usina, juntamente com uma importante linha de gás natural a 5 km. A água será fornecida no local a partir de poços.
Além disso, a mina fica a 90 km do aeroporto de Porto Seguro. Os principais portos – de Ilhéus (270 km) e Vitória (510 km) – estão próximos e acessíveis por rodovias federais.