Pelo menos 750 carangueijos da espécie uçá foram apreendidos pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro (CIPPA/PS) durante uma operação de fiscalização no Bairro Cambolo.
A ação ocorreu na manhã desta terça-feira 7, em um galpão na Rua do Contorno, onde os policiais identificaram um ponto de armazenamento e comercialização ilegal desses crustáceos.
Durante a abordagem, um homem que se identificou como responsável pelo local revelou que alugou o espaço exclusivamente para estocar os caranguejos, que seriam vendidos em bares e restaurantes da região. No entanto, ao ser questionado sobre a documentação necessária, o indivíduo não apresentou as notas de origem dos crustáceos, alegando que os adquiriu de um pescador em Canavieiras. Além disso, ele não possuía cadastro de pesca e não era membro de nenhuma Colônia de Pescadores.
O caranguejo uçá (Ucides cordatus) está classificado como uma espécie em risco de extinção na Bahia, conforme a Portaria SEMA 37/2017, sendo considerado “Criticamente em Perigo” (CR). A comercialização e o armazenamento sem as devidas autorizações infringe o Decreto Federal nº 6.514/2008, especialmente o artigo 35, que trata da proteção das espécies ameaçadas.
Após a ação, os crustáceos foram devolvidos ao seu habitat natural em áreas de manguezais da região. Todos os detalhes da operação foram documentados e enviados ao Ministério Público, que dará seguimento ao caso por meio de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o responsável.