A UFSB realiza entre os dias 13 e 16 de dezembro o 7º Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (CIPCI), de modo virtual nos três campi da universidade.
O evento institucional é dedicado à apresentação dos projetos participantes do Programa de Iniciação a Pesquisa, Criação e Inovação da UFSB (PIPCI). O projeto disponibiliza bolsas de iniciação científica e tecnológica das agências FAPESB e CNPq, além das cotas financiadas pela própria UFSB; há também a participação por meio de cotas voluntárias.
Angela Ignatti, uma das organizadoras do evento, explica como funciona o Congresso: os estudantes apresentam à comunidade informações e resultados dos trabalhos. Eles são monitorados por avaliadores internos e externos que são bolsistas de produtividade do CNPq, os quais que atestam junto a este órgão federal a qualidade de desenvolvimento de PCI na UFSB.
Ela ainda enfatiza: “Pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento deram início em suas carreiras participando dos Programas de Incitação Científica de suas universidades. Sem dúvida, podemos afirmar que o CIPCI traz uma grande contribuição para nossos estudantes e docentes, já que é o momento de apresentação, avaliação e consagração de todo um percurso dos estudantes que cursaram no último ciclo o Programa de Iniciação da UFSB”.
Este ano, o CIPCI traz em sua palestra de abertura, um jovem divulgador científico de 24 anos, Wasim Syed, que participa do Projeto HALO, promovido pela Organização das Nações Unidas, entre outros projetos de pesquisa e divulgação, criados para a divulgação das vacinas e no combate às fake news relacionadas sobretudo à Pandemia da Covid-19.
“Esperamos que a palestra de Wasim inspire nossos estudantes a atuarem também em mais essa frente de trabalho de Pesquisa, Criação e inovação, que é a divulgação científica”, finaliza Angela Ignatti.