Com os casos de irregularidades sendo investigados pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), mais de R$ 5 bilhões gastos em benefícios da Previdência deverão ser cortados até o fim deste ano. A medida é parte do trabalho de revisão de benefícios sociais, que é feito pelo Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Federais (CMAP).
Segundo informações da Agência Brasil, o secretário Federal de Controle Interno da CGU, Antônio Carlos Bezerra Leonel, disse que o número das pessoas que perderão seus benefícios ainda não é conhecido. O órgão também não divulgou quais são as irregularidades investigadas.
Mas nesta terça-feira 24, o governo anunciou a suspensão de 341.746 auxílios-doença e 108.512 aposentadorias por invalidez. De acordo com a publicação, esse número soma R$ 9,6 bilhões no pagamento do benefício acumulado entre o segundo semestre de 2016 e o dia 30 de junho de 2018. A expectativa é de que até o fim do ano, 552.998 auxílios-doença e 1.004.886 aposentadorias por invalidez sejam revisadas.