Mais uma pesquisa para presidente da República ratifica o crescimento e a liderança isolada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – que chegou aos 37% e venceria todos os candidatos em segundo turno com ampla vantagem. Entretanto, o deputado federal Valmir Assunção (PT) acredita que Lula tem uma vantagem que pode levar ele a vencer ainda no primeiro turno.
O levantamento da CNT/MDA foi publicado nesta segunda-feira 20 e mostra que o petista cresceu 5% em comparação à última pesquisa. Assunção ainda destaca que o candidato a vice-presidente, Fernando Haddad, chega nesta terça 21 a Bahia para trazer a mensagem de apoio de Lula para o governador Rui Costa (PT) e convoca a militância para o encontro.
“Vamos caminhar com Haddad e ampliar nossa atuação na Bahia. Nas pesquisas Lula está engolindo todos os candidatos, que estão rodando o país gastando dinheiro e saliva, mas que não têm o mesmo projeto que o nosso. Lula como preso político não para de crescer. Foi Lula e o PT que transformaram a Bahia, e vão fazer muito mais” disse.
O deputado enfatizou que o governador Rui Costa é líder nas pesquisas, e o ex-governador Jaques Wagner será o representante da legenda no Senado. “Vamos debater com Haddad o futuro do estado”, acrescentou Valmir.
Em um breve balanço da assessoria de campanha de Lula e Haddad, números importantes para a Bahia foram revelados. O PT criou quase um milhão de novos postos de trabalho (foram 973.877), ao mesmo tempo que no Brasil foram 20 milhões de novas vagas. No total, 1,4 milhão de cisternas foram construídas no semiárido, sendo 339.347 no estado baiano. Os governos do PT criaram também cinco novas universidades federais e a inclusão do povo baiano também se deu por meio da geração de emprego e renda. A energia elétrica chegou nas casas onde não havia luz, com o programa ‘Luz para Todos’ criado por Lula, que fez 568.242 ligações. O ‘Água para Todos’ instalou 286.333 cisternas para consumo e mais de 53 mil para produção agrícola por todo o estado.