Em menos de 10 dias depois do seu lançamento, o aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que permite que qualquer cidadão envie denúncias de crimes eleitorais já recebeu 30 denúncias no estado da Bahia, e o município de Itamaraju encabeça o topo da lista, pois até o momento aparece com 10 denúncias encaminhadas.
LEIA TAMBÉM
Segundo informações do TSE, o maior número de denúncias diz respeito a irregularidades com propaganda eleitoral e aparece em 52% do total, seguido “outros” com 21%, “uso da máquina pública” com 17%, “compra de votos” com 7% e “crimes eleitorais” com 3% do total registrado.
Itamaraju é seguido de perto pela cidade de Salvador, que aparece com 9 denúncias protocoladas. Ainda há registro protocolos oriundos das cidades de Paripiranga, Mirante, Luis Eduardo Magalhães, Cruz das Almas, Casa Nova e Alagoinhas.
Recentemente nosso site noticiou que uma denúncia foi protocolada pelo Vereador de Itamaraju, Evando Rodrigues (Solidariedade) , que identificou veículos da frota do município participando de evento político em apoio ao candidato do prefeito Marcelo Angênica (PSDB). Segundo o registro do parlamentar, os veículos estavam sendo utilizados para transportar pessoas e equipamentos para o evento.
Outra denúncia diz respeito ao ex-parlamentar Evandro Deocleciano, que estaria supostamente fazendo uso da máquina pública comprando votos com a troca de exames e consultas na clínica particular que o prefeito de Itamaraju mantém na cidade. O ex vereador é visto frenquentemente no setor de regulação da secretaria de saúde local e gosta de ostentar fotos de pacientes “encaminhados” por ele ao atendimento médico. Em uma das postagens ele aparece na clínica do prefeito e confessa que está “levando um amigo para fazer exame e conseguindo votos.”
Após o registro no TSE as denúncias passam por triagem e seguem diretamente para o Ministério Público Eleitoral. Os envolvidos em atos ilícitos podem ser condenados ao pagamento de multa, prisão e até a perda de mandato.