Parte da população de Itamaraju e Jucuruçu no extremo sul baiano terá uma forma pouco usual de participar da eleição deste ano. Algumas comunidades isoladas localizadas na zona rural desses municípios terão seus votos transmitidos via satélite na eleição que acontece daqui menos de duas semanas. Ao todo, 11 localidades na Bahia serão assistidas por essa tecnologia, que também vai ser usada em outros estados do país.
De acordo com do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER), a transmissão via satélite serve para que o voto de localidades isoladas seja computado mais rapidamente e será colocado em prática em áreas sem infraestrutura de telecomunicações e com dificuldade de acesso a energia elétrica. Em geral, aldeias indígenas, comunidades ribeirinhas e quilombolas devem ser beneficiadas para que para que seus votos cheguem aos Tribunais Regionais Eleitorais sem atraso.
A maioria das localidades com transmissão de votos via satélite fica localizada nas cidades de Pilão Arcado e Sento Sé. Formosa do Rio Preto e Itamaraju têm apenas uma localidade cada com essa tecnologia à disposição.