No Brasil, 64,8% de estudantes praticam, no máximo, uma aula de educação física semanalmente, segundo o último levantamento de dados realizado pela Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), em 2015. Entendendo a importância do esporte na vida de crianças e jovens, o deputado Ronaldo Carletto (PP) encaminhou uma Indicação ao ministro de Educação, Ricardo Vélez, sugerindo aprimorar o desenvolvimento das práticas esportivas nas escolas públicas e privadas do país.
“Estudos realizados em países como Estados Unidos e Inglaterra mostram que há uma necessidade da prática de 150 minutos de educação física por semana na grade curricular. O quadro do desporto educacional brasileiro é desanimador! As instituições de ensino, da educação básica a superior, devem promover e fomentar práticas esportivas, das mais diversas modalidades, em suas dependências. Além de implantar também atividades em período contrário as aulas”, afirmou o parlamentar.
A Câmara dos Deputados, em 2017, aprovou uma Indicação contemplando o Plano Nacional do Esporte, composto de cinco macro diretrizes, todas com metas e ações objetivas. Para Carletto, cabe ao Ministério da Educação, em conjunto com as secretarias estaduais, municipais e do Distrito Federal, aplicar essas políticas e ações a fim de incentivar a prática esportiva propiciada pela Educação Física, fundamental para a aquisição de hábitos mais saudáveis e à cultura esportiva dos estudantes.