O Arboretum de Teixeira de Freitas realizou a primeira oficina de planejamento do Polo Biriba/Mata Atlântica, que é uma rota de biodiversidade que pretende estimular o desenvolvimento econômico e social a partir da estruturação da cadeia produtiva de fitomedicamentos e fitoterápicos.
Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, dos Ministérios da Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional e da Firocruz.
A rota da biodiversidade é um projeto do Ministério do Desenvolvimento R, egional (MDR) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Durante o encontro da tarde desta quarta-feira, foram discutidos temas necessários para a elaboração do diagnóstico da cadeia produtiva, foi criado o comitê gestor, definidos os municípios integrantes, objetivos, metas, prioridades e parceiros.
Para o diretor do Centro de Inovações e Biodiversidade em Saúde da Fiocruz, Glauco Villas Bôas, é de suma importância para a Região Extremo Sul estar inserida no Programa Rotas da Integração.
A iniciativa faz parte do Programa Rotas de Integração Nacional, redes interligadas de arranjos produtivos locais que promovem inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos associados, a partir de ações coletivas e iniciativas de agências de fomento.