O movimento nos corredores dos shoppings e comércio de rua esta semana ainda foi de consumidor em busca de ovos de chocolate e artigos para a Páscoa, mas a procura pelo presente da mamãe já começou – e ai de quem deixe para depois. Segundo projeção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio), as vendas no mês do Dia das Mães deste ano no estado deverão crescer 9,1% na comparação com o mesmo período de 2018.
De acordo com levantamento da entidade a expectativa é que haja expansão em todos os setores envolvidos de alguma forma com a data – com destaque para a área de vestuário, tecidos e calçados, com alta de 21,3%.
Na sequência vem o setor de farmácia, perfumaria e cosméticos (10%); lojas de departamentos (8,5%); móveis e decoração (7,9%); supermercados (6,7%); eletrodomésticos e eletrônicos (2,7%). Ainda de acordo com a assessoria da Fecomércio, outra notícia é que o índice de Intenção de Consumo das Famílias, feito na cidade de Salvador, cresceu 15,6% em março em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Para a consultora e analista do Sebrae Bahia Betina Americano, o lojista ou empreendedor que quiser incrementar as vendas em uma data “importante como esta, a principal para o comércio no primeiro semestre do ano”, tem de se planejar com, pelo menos, 30 dias de antecedência. Segundo Betina, outro ponto crucial chama-se “atendimento”.