Em 2019 o IFBA Eunápolis vai formar sua 1ª turma de Engenharia Civil, um marco tanto para a história do curso como para o Instituto. A implantação da graduação aconteceu em 2014 e hoje são 5 turmas e 99 alunos (sem contar os 40 novos estudantes que ingressarão no próximo semestre que começa em junho) e reconhecimento do MEC com uma nota 4 (onde o máximo é 5).
O Coordenador do curso, Edmilson Pedreira Reis, avaliou o curso como sendo muito boa (graduação), com ótimo grupo de profissionais envolvidos e dedicados a instituição de ensino, uma infraestrutura suficiente para o seu funcionamento. “Os maiores desafios agora, acredito que sejam manter a nota da avaliação quando da renovação do reconhecimento que será daqui a 1 ano aproximadamente; obter uma boa nota no ENADE que será realizado com os formandos do fim do ano; equipar os laboratórios existentes com novos equipamentos; dar condições para os professores se especializarem nas suas respectivas áreas de atuação na instituição, entre outras coisas”.
Mesmo sendo um curso ainda novo, a engenharia civil do IFBA Eunápolis vem obtendo realizações importantes no que diz respeito ao tripé do ensino, pesquisa e extensão. A Aprovação de projetos de iniciação científica e participação em concursos nacionais, seminários internos e visitas técnicas realizadas por iniciativa dos professores, promoção da Semana de Engenharia, a aproximação da comunidade com a realização de ações como o projeto “Espaços de Convivência”, além do reconhecimento do MEC.
A nota 4 mostrou que foi a dedicação e empenho de todos que fazem parte da instituição; em dezembro de 2018, os professores e alguns de alunos, tendo à frente o Profº Guillermo Cabala, com apoio da instituição e depois de muito trabalho, organizou a III Semana de Engenharia Civil, na qual tivemos a presença de profissionais renomados da engenharia”, ressaltou Edmilson.