Com o objetivo de estimular o empreendedorismo em Teixeira de Freitas, foi lançada a Nova Sala do Empreendedor, para atender o programa Teixeira de Freitas Cidade Empreendedora.
Em parceria com o Sebrae e a com a Junta Comercial da Bahia (Juceb), a iniciativa prevê o desenvolvimento de ações que facilitem e deem mais agilidade aos processos que envolvem o mercado das Micro e Pequenas Empresas.
Como parte das ações previstas pelo Programa, o prefeito assinará um convênio com a Juceb para a implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O sistema integrado simplifica os procedimentos e reduz a burocracia para abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas.
“Com o Redesim, as informações ficam todas reunidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Nova Sala do Empreendedor, o que garante mais agilidade ao nosso trabalho. O empreendedor, que levava de 20 a 30 dias para realizar o processo de legalização de sua empresa, vai ter um retorno em até 48 horas. Isso acontecerá em 50% dos casos”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Guimarães.
Outro convênio foi assinado com o Sebrae com o objetivo de viabilizar a implementação do Programa Município Empreendedor (PMEB), que irá desenvolver ações relacionadas à Lei das Micro e Pequenas Empresas para estimular o setor.
O PMEB, que já está presente em mais da metade dos municípios baianos, fomenta a educação empreendedora das cidades ao criar mecanismos que proporcionam o fortalecimento, a sustentabilidade e a competitividade do ambiente dos pequenos e médios negócios.