Centenas de fiéis de várias cidades participaram da Santa Missa diocesana dedicada ao Domingo das Missões na Catedral São Pedro, em Teixeira de Freitas. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jailton no último domingo, 27.
Antes da celebração, às 14h, uma carreata missionária saiu do Centro Diocesano de Formação levando a Cruz Missionária, símbolo do Mês Missionário Extraordinário, juntamente com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, onde seguiu até a Catedral. Diversos carros e motos acompanham o trajeto com um grande buzinaço.
Na Santa Missa, Dom Jailton destacou em sua homilia que, “hoje de modo especial, concluímos o Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa, embora, a missão tenha que continuar. A Igreja deve estar em estado permanente de missão, e é esse nosso desejo e também é a frase que quer nos animar ao longo desses próximos anos: Que somos uma Igreja em estado permanente em Missão” disse ele.
E finalizou: “E também vivemos em sintonia com o Papa Francisco, que hoje em Roma, concluiu o Sínodo para Amazônia, e que em breve, teremos um documento emanado desse símbolo, espero que possamos acolhê-lo com espírito de fé e comunhão”.
Antes da benção final, o padre Leônidas Cardoso agradeceu ao grande número de fiéis das Paróquias de Teixeira de Freitas e do interior da diocese, e por fim, incentivou todos presentes a se aproximarem da Imagem Peregrina Oficial do Santuário Nacional de Aparecida e da Cruz Missionária, para deixarem aos pés da Virgem Maria, estrela da nova Evangelização, os nossos pedidos, pelos missionários da diocese e do mundo inteiro.
Na Diocese, além da Celebração Diocesana, outras atividades missionárias foram realizadas durante o Mês de outubro, e em algumas paróquias, bem antes. Ocorreram visitas missionárias nas casas e estabelecimentos, vigília, formações dos missionários nas paróquias, encontros, entre outras atividades.