Após a publicação de mais uma edição do Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz, o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) protocolou um discurso na Câmara dos Deputados. De acordo com a pesquisa, o Brasil vive o maior colapso sanitário e hospitalar de sua história.
Segundo o Boletim, atualmente, 24 estados e o Distrito Federal estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos, no SUS, iguais ou superiores a 80%, sendo 15 com taxas iguais ou superiores a 90%. Sobre as capitais, a pesquisa mostra que 25 das 27 estão com taxas iguais ou superiores a 80%.
“Fica nítido que nenhum lugar está bem e tranquilo A vacinação em massa, hoje, é, sem dúvida, um imperativo. Governos e prefeituras precisam trabalhar incansavelmente em prol de uma política de imunização que cubra, da forma mais rápida possível, o maior número de pessoas. É necessário repensar estratégias, em especial no que se refere a protocolos do Ministério da Saúde. Os números estão fora de controle! Os brasileiros precisam de cuidados. O Brasil está doente”, enfatizou Ronaldo Carletto.