O Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro começou oficialmente nesta quarta-feira, 30 de junho e segue até 17 de julho no município e nos distritos de Trancoso, Caraíva e Arraial d’Ajuda, após intensa campanha de aquecimento nas redes sociais que agitou os setores gastronômico e turístico da região Sul da Bahia.
A abertura oficial do festival aconteceu no Isla Lounges Porto Seguro, com a participação dos representantes dos estabelecimentos e autoridades do setor turístico e gastronômico municipal e também da comunidade indígena Pataxó, que performaram um ritual de purificação e boas energias para o início das atividades.
Anderson Quaresma, superintendente de Turismo do município, frisou o papel de força motriz que é Porto Seguro na retomada segura das atividades turísticas. O prefeito Jânio Natal ressaltou as ações de combate à Covid-19 realizadas pela prefeitura e as melhorias de infraestrutura no município e seus distritos, apresentou o projeto arquitetônico e urbanístico de reforma da Passarela do Descobrimento e também parabenizou o setor gastronômico ressaltando a importância do mesmo para a economia local.
Alex Brito, gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, falou por videoconferência com os participantes e destacou o quão significante é o papel do trabalho coletivo e a importância dos parceiros na composição de um evento de sucesso como o Festival Raízes de Porto Seguro. Presencialmente, estiveram no evento o gerente adjunto Enilvado Piloto e a gestora do projeto de Turismo do Sebrae, Flavia Goroni.
Durante sua fala, Alex Pasquale, da Abrasel Costa do Descobrimento, prestou seus agradecimentos e ressaltou o privilégio por estar à frente da instituição local e destacou que o momento é de união apesar do distanciamento, onde o associativismo se torna ainda mais importante no setor gastronômico e na entidade.
Nanci Costa, representante do Senac, destacou o profissionalismo na execução do evento e a felicidade com a grande adesão dos restaurantes. “O nome é inspirador e mostra que o evento veio para ficar e para oxigenar o setor. O Senac está à total disposição para auxiliar os restaurantes nos seus processos de profissionalização”, complementa. (Foto:Reprodução/OSollo)