Até o próximo sábado, 17, acontece o Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro, em formato híbrido, com a participação de mais de 60 estabelecimentos do município e dos distritos de Caraíva, Arraial d’Ajuda e Trancoso e cerca de 90 pratos que apresentam criações inspiradas na tradição da culinária indígena, principal característica da região.
A proposta de um resgate da influência indígena na culinária regional trouxe a curiosidade do consumidor para desfrutar da mistura contemporânea proposta por chefs renomados. O turismo que já é forte no município, encontrou um vigor ainda maior com um evento deste porte, principalmente com a projeção em mídia local e estadual.
Para os organizadores do evento, a total aceitação dos restaurantes ao projeto foi notória, o que resultou no sucesso de todos e no fortalecimento da economia local já nos primeiros dias. Diante da proporção que o festival tomou, existe uma grande expectativa para esta última semana, entretanto, para os empresários, o sentimento já é de satisfação.
“Como é a primeira edição em Porto Seguro, o aprendizado é constante, mas a estrutura é enorme e toda equipe está sendo solícita”, conta Leonardo Januckaitis, chef e dono do estabelecimento Cajoá Cozinha, localizado do distrito de Arraial D’Ajuda.
O empresário ainda explica que o prato inscrito “Mukusuy, Taioba e brasa” não foi uma releitura, foi criado a partir de pesquisas e feito exclusivamente para o evento. Segundo ele, não há complexidade, o toque especial dado foi a simplicidade, uma característica da culinária indígena. “O Cajoá é fruto do desejo de acolher, nutrir, compartilhar com harmonia e criar com brasilidade, isso também se observa nos primeiros habitantes da terra, os índios”, complementa.
O Festival Raízes é uma realização da Abrasel, correalização do Sebrae, Senac e Prefeitura de Porto Seguro, com apoio do Sicoob Costa do Descobrimento e da TV Santa Cruz.