O professore Rui Oliveira, coordenador Geral da APLB/BA, esteve em Itamaraju nessa sexta-feira 6, cumprindo agendas política e institucional. O sindicalista que também é pré-candidato a deputado estadual pelo PC do B, participou de uma assembleia geral com professores e auxiliares da rede municipal de ensino pela manhã e a tarde se reuniu com professores da rede estadual no Colégio Estadual Professora Aurivaldina Joazeiro (antigo Modelo) e no Centro Integrado de Educação de Itamaraju (CIEI).
Acompanharam o professor a e sindicalista nas agendas o Professor Noel Vieira, coordeanador da APLB de Itamaraju, a diretora da Delegacia Costa Sul da APLB de Eunápolis, Jovita Lima, e a coordenadora da Regional Sul da APLB de Camacan, Conceição Muniz, além de diversos outros dirigentes políticos e sindicais de todo extremo sul da Bahia.
Além de dialogar sobre as principais demandas da categoria no município, o principal assunto tratado por Rui foi os precatórios do Fundef. Ele explicou aos professores que Itamaraju está na iminência de receber os repasses da União e que a categoria tem direto a 60% do valor, que deve ser dividido entre os profissionais que trabalharam na educação no período de 1º janeiro de 1997 à 31 de dezembro de 2006. Ainda segundo Rui, o valor a ser pago será proporcional à jornada de trabalho e aos meses de efetivo exercício no magistério e na educação básica.