Pesquisa do Instituto Real Time Big Data divulgada nesta quinta-feira 9, aponta vitória de ACM Neto (União Brasil) na disputa pelo governo da Bahia. O ex-prefeito de Salvador aparece em primeiro lugar na preferência do eleitorado, com 56% das intenções de voto no cenário estimulado (quando são apresentados aos entrevistados os nomes dos candidatos). O pré-candidato do PT, Jerônimo Rodrigues ficou na segunda colocação, com 18%. Em seguida, com 10%, está o deputado federal e ex-ministro da Cidadania João Roma.
O pré-candidato do PSOL, Kleber Rosa, pontuou 1%. Brancos e nulos somam 8% das intenções de voto, e 7% dos entrevistados não quiseram ou não souberam responder.
ACM Neto lidera a pesquisa também na modalidade espontânea – quando não são apresentados nomes dos candidatos. Neste cenário, o pré-candidato do UB pontua 21%, seguido por Jerônimo, com 6%, e Roma, com 5%. Kleber Rosa não pontuou. Intenções de voto nulo somam 4%, e 64% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
O presidente do PT-BA, Éden Valadares, comentou o resultado da pesquisa. De acordo com ele, Jerônimo tem intenção de votos superiores às de Jaques Wagner e Rui Costa nas pesquisas quando disputaram os pleitos de 2006 e 2014, respectivamente, e venceram as eleições na Bahia em primeiro turno.
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-01168/2022, a pesquisa ouviu 1.500 pessoas nos dias 7 e 8 de junho, em 77 cidades da Bahia. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.