São textos em prosa (crônicas e contos) e em versos (poemas) inscritos e, depois, selecionados por uma comissão julgadora. Em março será divulgada a lista dos finalistas nas três categorias e, em abril, a relação dos vencedores. O prêmio é a publicação dos textos em antologias caprichadas graficamente, além da quantia de R$ 24 mil dividida entre os primeiros colocados.
O concurso literário é realizado pelo Selo Editorial OffFlip e a sessão de premiação acontece, paralelamente, durante a realização da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), na cidade homônima no Estado do Rio de Janeiro.
Os confrades e confreiras da ATL que tiveram seus textos selecionados: Almir Zarfeg, Arolda Maria Figuerêdo, Athylla Borborema, Carlos Mensitieri, Cris Ferreguett, Elias Botelho, Erivan Santana, Joselito Júnior, João Carlos de Oliveira e Patrícia Brito.
Alguns acadêmicos, como Carlos Mensitieri, tiveram mais de um texto selecionados; já outros, como Patrícia Brito, apenas um único texto.
“Esta é a segunda vez que um grupo de autores da academia participa do Prêmio OffFlip de Literatura. Em 2022, sete acadêmicos tiveram seus textos selecionados e um deles, Erivan Santana, teve uma crônica entre os textos finalistas”, comentou Almir Zarfeg, responsável pela iniciativa e presidente de honra da ATL.
Por sua conta, durante o evento solene realizado em dezembro de 2022, a diretoria da ATL homenageou os selecionados com um certificado de honra ao mérito.
Autores da região, como Danielly Botelho e Marilia Pancieri, também tiveram seus textos selecionados para a edição 2023 do prêmio.
Zarfeg acrescentou: “Nossa intenção é organizar uma caravana de autores para participar da premiação presencialmente, no final deste ano, em Paraty”.