E as aventuras do surfista baiano Gabriel Leal, de 14 anos, seguem pelas ondas europeias. Ele e o pai, Alexandre, se juntaram à mãe Gerusa e à irmã Júlia, 9, em Portugal, no mês de março, onde alugaram um motorhome e pegaram estrada. Em uma incursão de mais de 3 mil quilômetros, eles seguem até o dia 23 deste mês pelas ondas de toda costa portuguesa, pelo País Basco, pelo Norte da Espanha, até o sudoeste da França. Depois retornam à Lisboa.
Gabriel e Alexandre estão fora de casa, na Praia do Forte, Litoral Norte da Bahia, desde fevereiro, quando embarcaram para o Havaí e depois partiram para Portugal. Eles acompanharam duas etapas do Circuito Mundial da WSL Championship Tour (uma no Havaí e outra em Portugal) e ficaram por um tempo surfando em Peniche, na região central do país europeu.
A família Leal, que neste momento está no distrito do Porto, costa Norte lusitana, seguirá para o norte da Espanha, passará por todo o litoral do País Basco e depois segue até a costa sudeste da França, onde estão as famosas ondas de Hossegor e Biarritz. No dia 23, a aventura se encerra em Lisboa, de onde no dia seguinte embarcam de volta à Bahia.
Depois de saírem de Peniche, o surfista e a sua família seguiram para a Costa da Caparica, próxima a Lisboa, onde passaram um tempo surfando ondas fortes e perfeitas e curtindo. Depois seguiram mais para o sul, para Sagres e Algarve, no distrito de Faro. Em seguida a família pegou todo roteiro de volta, passando novamente pela Caparica e por Peniche, e por lugares como Nazaré, Figueira da Foz e Aveiro, estes dois últimos já no norte.
“Gabi tem surfado muito nesta viagem. Ondas fortes e perfeitas em águas geladas. Na Costa da Caparica, em Sagres, em Carcavelos (próximo à Lisboa), em Peniche, enfim. São condições diferentes do que ele está acostumado na Bahia, que acrescentam muito na parte técnica dele”, avalia Alexandre. “Sem falar das experiências culturais e de vida que ele está adquirindo neste período”, pontua.
Foco nas competições
Na semana que chega na Praia do Forte, no final deste mês, Gabriel Leal já encara um grande desafio. Ele disputa a terceira e última etapa do Tivoli Triple Crown, nas ondas da Catinguiba. O circuito abre as três primeiras etapas do campeonato baiano de 9 categorias, inclusive da profissional.
“Nesta viagem tenho treinado muito em ondas boas e fortes. Tenho aprimorado meu surfe, convivido com grandes surfistas e tenho certeza que é um período de muita aprendizagem e crescimento, que serão importantes para o resto da temporada”, explica Gabriel Leal. “Na chegada ao Brasil mudarei a chave e concentrarei no circuito baiano e brasileiro. O Triple Crown será em casa, onde surfo todos os dias e darei de tudo por vitórias”, promete.
UJ Football Talent – A jornada de Gabriel Leal conta com apoio do grupo de assessoria esportiva UJ Football Talent, que investe na carreira do surfista. Leal é o único atleta fora do futebol assessorado pela empresa, que atua internacionalmente e tem no seu casting o ídolo do Real Madrid e da Seleção Brasileira Éder Militão.