A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) recebeu do gabinete da deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), ofício com destinação de emenda para implementação da TV e Rádio universitária da UFSB, proposta pleiteada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX). A iniciativa atende às necessidades de ampliação do papel formativo de discentes, divulgação do conhecimento produzido pela UFSB e na democratização da comunicação e da extensão universitária.
Richard Santos, Pró-Reitor de Extensão e Cultura, salienta a importância da criação do CANAL UFSB como veículo de comunicação pública e relevante ao diálogo com o território de atuação da universidade. O Pró-Reitor também fala dos convênios e parcerias para a consolidação do CANAL UFSB: “Nos últimos dias, foram inúmeros encontros para consolidação da proposta do CANAL UFSB, estamos nos filiando à ABTU (Associação Brasileira de Televisão Universitária) para expansão das atividades universitárias no campo da mídia e teleducação; estivemos também na reunião da COGECOM (Colégio de Gestores de Comunicação) para discutir a importância dos conteúdos de divulgação científica na produção de conhecimento sobre comunicação, e de combate à desinformação, além da celebração de um convênio com a EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) para retransmissão e intercâmbio de conteúdos da TV Brasil”. Richard apresenta a proposta colaborativa de produção da programação com a criação dos Núcleos de Produção Multimídia em cada um dos campi, consolidando a proposta de intercampia da UFSB na produção e divulgação de conteúdos multimídia.
Do ponto de vista operacional, o primeiro passo é a criação do CANAL UFSB em formato digital, iniciativa atual das rádios e TVS universitárias que encontram no espaço da internet um maior alcance de público com a possibilidade de oferta de conteúdos em plataformas de vídeo e streaming. “É o modo contemporâneo de consumo audiovisual. O CANAL UFSB permitirá à comunidade acadêmica e à sociedade, de modo geral, acessar aos conteúdos multimídia produzido pela universidade no seu tempo disponível”, afirma Celso Francisco Gayoso, Diretor de Extensão e Cultura da PROEX.
Atualmente, a UFSB conta diversos cursos que serão contemplados diretamente pela proposta de criação do CANAL UFSB: Mídias Digitais, no campus Paulo Freire em Teixeira de Freitas; Jornalismo e Som e Imagem em Movimento, no campus Sosígenes Costa em Porto Seguro e Mídia e Tecnologia, no campus Jorge Amado em Itabuna. O próximo passo para implantação é a convocação de docentes e discentes destes cursos para discussão dos formatos e conteúdos a serem produzidos para integrar a programação. Com a criação do canal, a UFSB possibilita a divulgação da produção universitária, fomento da política de extensão universitária e democratização da comunicação e do conhecimento. O CANAL UFSB é uma das ações que integra a programação dos 10 anos da UFSB.