Trabalhadores rurais do Assentamento Agroecológico Jacy Rocha, localizado no município do Prado, irão receber créditos para produção rural pelo através do INCRA.
As linhas de credito foram apresentadas na última quinta-feira 5, por técnicos do INCRA que estiveram na região. Entre as modalidades de crédito disponibilizadas estão o Fomento Mulher e Apoio Inicial.
A primeira opção prevê a liberação de recursos financeiros as beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), visando assegurar os meios necessários para o desenvolvimento inicial das atividades rurais ajudando as mulheres titulares do lote a implantar projetos produtivos.
Já a segunda alternativa dispõe de recursos para auxiliar na instalação e compra de itens de primeira necessidade, de bens duráveis de uso doméstico e de equipamentos produtivos.
Além disso, também será liberado o Contrato de Cessão de Uso (CCU) para vários assentados. O documento de titulação antecede o Título de Domínio para os agricultores beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
De acordo com Davi Pedrosa, da Direção Regional do MST-BA, essa é uma grande conquista para a classe trabalhadora e uma importante demanda para os assentados da reforma agrária que deve se espalhar para toda Bahia.
“O INCRA hoje começa a fazer justamente o papel que sempre foi de sua responsabilidade, que é dialogar melhorias para as famílias assentadas e fazer o processo de regularização e dar acesso a créditos, mesmo com o orçamento defasado que foi deixado a atual coordenação do INCRA tem feito um exercício de ver como é possível encaminhar os créditos mínimos, que são os apoios iniciais para esses assentados e encontrar uma forma de ajudar no processo de desenvolvimento da vida no campo”, afirmou.