Com o projeto ‘Detran Express’, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), foi o grande ‘campeão’ do Congresso Sucesu 23 – Tecnologias que impulsionam negócios. O evento realizado na capital baiana, Salvador, reuniu nos dias 14 e 15 de junho empresas, instituições e órgãos públicos. Além de ser um momento de conhecimento, também aliou cases de sucesso na área tecnológica. Ao todo, quatro empresas apresentaram inovações que garantem autonomia, segurança e modernidade.
O Detran Express reúne 28 serviços, totalmente digitais, através do site do órgão, que antes só eram feitos presencialmente. O projeto foi elaborado pela Coordenação Geral de Tecnologia da Informação e Inovação (CTI). Entre eles se destacam o primeiro emplacamento digital, a implementação do acesso através do portal gov.br, a segurança com a validação biométrica para às provas eletrônicas e o georreferenciamento nas escolhas das clínicas médicas.
Todo esse processo de padronização e transparência faz parte do projeto de modernização do órgão. Para o diretor-geral do Detran-BA, esse reconhecimento é fruto de um trabalho que é construído diariamente. “Primeiramente, gostaria de parabenizar toda a equipe. Essa é uma das nossas políticas públicas para melhorar o atendimento ao cidadão e o funcionamento do órgão como todo. Proporcionar modernidade, aliada a comodidade e segurança ao nosso cliente final que é a população”, enfatizou.
A apresentação do Detran Express no evento foi feita pelo coordenador do setor, Ricardo Fontoura. Cerca 780 pessoas participaram do congresso, com representantes de todo o estado da Bahia. “Para nós é muito gratificante apresentar um case de sucesso e sair desse evento que reúne grandes empresas, tanto privadas como públicas, como destaque. A nossa proposta é sempre propor modernidade para melhor comunicar com o cidadão. Estamos provando que o Detran é um órgão inovador e tecnológico”, concluiu Fontoura.
Congresso Sucesu 23
O evento contou com temas como a democratização da TI, plataformas híbridas, Metaverso, 5g, segurança, estratégia de automação, TI sustentável e inovação de valor sem fio. O tema do congresso tratou, exatamente, sobre cada vez mais, a tecnologia se alia ao negócio, impulsionando as oportunidades e minimizando os seus riscos, garantindo o domínio do mercado baseado em dados robustos e de retorno atingível. Mas, passadas as ondas em preocupações reais de infraestrutura, plataformas de desenvolvimento e segurança, a tecnologia vem atuando em definições de estratégia de negócios.