Uma cidade baiana se destaca entre os sete municípios brasileiros que registraram um aumento populacional acima de 40% nos últimos 12 anos superaram a marca dos 100 mil habitantes.
Trata-se da cidade de Luiz Eduardo Magalhães (LEM), localizada no extremo oeste baiano, na região econômica brasileira do MATOPIBA (acrônimo para os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que é descrita como região de alto potencial em agricultura.
Luiz Eduardo Magalhães é superado pelos municípios de Senador Canedo (GO) e Fazenda Rio Grande (PR), que ocupam as duas primeiras posições na lista que é completada por Sorriso (MT), Camboriú (SC), Nova Serrana (MG) e Sarandi (PR) que ficam na 4ª, 5ª, 6ª e 7ª posição respectivamente
Chama atenção que mais da metade dos municípios relacionados situam-se no Sul e no Centro-Oeste. Destaca-se o estado de Santa Catarina, com quatro cidades na lista: Camboriú (SC), Palhoça (SC), Itajaí (SC) e Chapecó (SC). Contando ainda Fazenda Rio Grande (PR) e Sarandi (PR), o Sul aparece com seis representantes.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e faz parte das primeiras informações populacionais do Censo 2022. O estudo revelou que o Brasil registrou um aumento de 12,3 milhões de habitantes desde 2010, quando houve a última operação censitária. Dessa forma, vivem no país um total de 203 milhões de pessoas.
Entre os dados já divulgados pelo IBGE, está a lista dos maiores aumentos percentuais considerando cidades que possuem atualmente mais de 100 mil habitantes.
As taxas variam entre 84,3% e 38,5%. Dos municípios relacionados, 13 já tinham ao menos 100 mil habitantes em 2010. Os outros sete, que tiveram ao menos 40% de crescimento populacional, atingiram essa marca ao longo dos últimos 12 anos.
Entre as cidades do Centro-Oeste, está Senador Canedo (GO), que lidera a lista, com um crescimento de 84,3%, saltando de 84.443 habitantes em 2010 para 155.635 em 2022. Aparecem ainda Sinop (MT) na 4ª posição, Sorriso (MT) na 6ª posição, Valparaíso de Goiás (GO) na 11ª posição e Águas Lindas de Goiás (GO) na 18ª posição.
Os dados divulgados pelo IBGE também revelam um intenso crescimento populacional no Centro-Oeste a partir das capitais. É a única região do país onde houve aumento em todas elas. As taxas superam 10% em todas as três capitais estaduais: Goiânia, Campo Grande e Cuiabá.