No Extremo Sul do estado, estão ocorrendo uma série de oficinas voltadas para a formação, monitoramento e avaliação em Educação Ambiental na APA Ponta da Baleia/Abrolhos. O evento começou, na quinta-feira (6), no município de Caravelas, e segue até esta sexta. Em seguida, as atividades serão realizadas em Alcobaça, na próxima segunda-feira 10, e em Prado na quinta-feira 13. As oficinas são realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com o apoio do Projeto GEF Mar e do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).
“A Bahia está empenhada em implementar políticas públicas de educação ambiental. O estado já possui regulamentação legal referente ao programa de Educação Ambiental, e agora estamos executando o Projeto Político Pedagógico da Zona Costeira e Marinha na APA Ponta da Baleia/Abrolhos. Esse projeto abrange os municípios que fazem parte da área delimitada da unidade”, destacou o coordenador de Gestão de Unidades de Conservação do Inema, Mateus Camilo.
Camilo ressalta que o projeto busca identificar as iniciativas em andamento no território e sintetizá-las em uma plataforma chamada MonitoraEA-PPPZCM. Essa plataforma visa promover a participação e o compartilhamento de informações, permitindo ao Estado conhecer a situação atual e direcionar seus recursos e ações para a execução da educação ambiental, preservação e conservação da biodiversidade.
Segundo a gestora da APA Ponta da Baleia/Abrolhos, Francieli Nascimento, o PPPZCM desempenha um papel fundamental na implementação das políticas públicas de educação ambiental na APA. Ele oferece uma estrutura para monitorar e avaliar as iniciativas realizadas nesse território. “Esse processo participativo contribui para fortalecer as ações de educação ambiental já em andamento na região. Ele apoia a gestão da APA por meio do fortalecimento das ações de educação ambiental e do estímulo ao uso sustentável e conservação da biodiversidade nos municípios da APA”.
O PPPZCM é um instrumento de gestão de processos educativos na Zona Costeira e Marinha do Brasil. Sua elaboração ocorreu de maneira participativa e dialógica, envolvendo diversos segmentos da sociedade. Com um potencial mobilizador de atores e iniciativas, o PPPZCM é uma ferramenta estratégica para a implementação de políticas públicas de educação ambiental. Ele propõe diretrizes pedagógicas e institucionais que contribuem para o desenvolvimento de processos edu