Sebrae, Embratur e Prefeitura de Porto Seguro realizaram o evento Conexão Embratur, no distrito de Trancoso, na última terça-feira 4, com o objetivo de discutir junto às principais autoridades do turismo, o “Guia para a Competitividade e Promoção Internacional do Turismo”, com foco na construção de um guia voltado ao crescimento sustentável dos negócios que podem estar ligados ao turismo internacional.
Entre os presentes, estavam a coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro, o gerente do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, representantes das pastas municipais de Turismo e do Meio Ambiente, lideranças Pataxó, hoteleiros e representantes de associações do trade turístico de cidades baianas, como Porto Seguro e distritos, incluindo Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.
Na oportunidade, foram apresentados aos empresários o trade turístico e a imporTurismotância de valorizar a cultura local como fonte de turismo e renda, com a demonstração de diversas maneiras para atrair os turistas por meio das propostas e história da região.
O intuito é que, ao longo do ano, o Conexão Embratur passe por todos os estados brasileiros. A coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro, avaliou este primeiro momento.
“Nós temos uma parceria com a Embratur e o workshop em Trancoso foi um piloto dos demais workshops em que percorreremos todo país, fortalecendo a comercialização do produto turístico no exterior. Num estado como a Bahia, que tem uma identidade cultural tão forte, que tem uma baianidade, alegria leve, com produtos de excelência, foi memorável iniciar o percurso em Trancoso. O trade está de parabéns, participou ativamente e isso só reforça a importância do produto Bahia, Porto Seguro e região para o turismo brasileiro”, comentou.
Para o gerente do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, foi um momento positivo para a Costa do Descobrimento. “Tivemos um momento no qual a Embratur reuniu os principais atores do turismo, como a Ana Paula Jacques que é coordenadora de Cultura e Gastronomia na Embratur, as importantes contribuições do Mateus Alves, a nossa coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Ana Clévia, e tantas outras lideranças. Pudemos discutir diversas oportunidades e possibilidades, contando com a devolutiva para a sociedade, sobretudo a internacionalização do destino Trancoso junto aos 60 empresários e parceiros, como a Abrasel, ABIH, Senac, Prefeitura, e Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo na Costa do Descobrimento”, pontuou.