Segue até este sábado 15, os Jogos Tradicionais Estudantis Pataxó, na Aldeia Mirapé, na Ponta Grande, reunindo centenas de atletas, representantes da comunidade, lideranças indígenas e dos governos municipal e estadual. Em sua segunda edição, os jogos se consolidam como mais uma importante ação cultural, histórica e esportiva dos indígenas pataxó em Porto Seguro.
A abertura aconteceu nesta quinta 13, e contou com indígenas da Ponta Grande, Aldeia Mirapé, Aldeia Novos Guerreiros, Aldeia Itapororca, Aldeia Nova Coroa, Aldeia Txihí Kamayurá, Aldeia Aroeira, Aldeia Juerana, Aldeia Jaqueira, Aldeia Coroa Vermelha e aldeias convidadas, que participaram de um grande awê, apresentações culturais, mensagens de encorajamento, homenagem às mulheres indígenas e apresentação das equipes.
Na sexta e no sábado acontecerão os jogos tradicionais, com modalidades como corrida com maraca, arco e flecha, luta corporal, zarabatana, arremesso de takapé, corrida com tora, cabo de guerra, corrida rústica e futebol.
O evento ainda contará com batizado, casamento indígena e desfile das mais belas indígenas, enaltecendo a cultura e valorizando os povos originários. “Nesta segunda edição, pretendemos fortalecer o protagonismo da mulher indígena na cultura pataxó e estamos muito entusiasmados com a realização de mais esse evento de sucesso”, afirmou o cacique Fred, da Aldeia Mirapé.
Confira a programação do último dia do evento
8h – Abertura:
Entrada das equipes com apresentação do AWÊ
Corrida rústica
Futebol
13h – Almoço
14h – Início das atividades vespertinas:
Cabo de Guerra
Apresentação cultural
Casamento pataxó
Desfile
Encerramento oficial dos jogos tradicionais estudantis pataxó 2023
Considerações finais Celebração da Aldeia Mirapé