A Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e da Diretoria de Territorialização da Cultura, reuniu na última quinta-feira 13, na cidade de Prado, dirigentes municipais, conselheiros e conselheiras de Cultura do território do Extremo Sul, representante da SeplanBA e do CODETER, para um dia de atividades de intercâmbio, capacitação e planejamento voltado para o setor cultural.
O encontro foi realizado em parceria com a Prefeitura de Prado, através do Departamento de Cultura da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, e teve uma programação com foco no planejamento das ações de implementação da Lei Paulo Gustavo, conferências municipais de cultura e também na criação consolidação dos Sistemas Municipais de Cultura, com o cumprimento dos objetivos do programa Conselho em Foco. A atividade também contou com o apoio e participação de Vanuza Vieira, Agente de Desenvolvimento Territorial da Secretaria de Planejamento da Bahia, e de Guilhemina Bessa, professora da UNEB e coordenadora da Câmara Técnica de Cultura do CODETER.
Segundo Junieques Santos, representante da SecultBA, a atividade ajudará na melhor condução das ações vindouras e o intercâmbio proporciona a troca de experiências entre os gestores. “Foi um momento muito rico, de puro aprendizado e troca de saberes. Os gestores municipais saem mais unidos, fortalecidos e capacitados para enfrentarem os desafios desta grande retomada das políticas públicas voltadas para cultura. Agradecemos aos gestores e gestoras que estiveram presentes, em especial ao prefeito Gilvan Produções, o vice-prefeito, Carlão, à secretária de Turismo, Cultura e Esportes, Iracema Ribeiro, e ao diretor de Cultura, Sérgio Mascarenhas e toda sua equipe. O apoio do município foi fundamental para o sucesso do evento. ” Afirmou Junieques.
Para Sérgio Mascarenhas, Diretor de Cultura de Prado, o encontro foi importante para fortalecer os laços entre os municípios do Extremo Sul.”Com esses diálogos que a gente consegue, juntos, construir políticas culturais de verdade, democratizar a cultura e fazer com que os recursos cheguem a quem de fato precisa e merece, que são os fazedores e fazedoras de cultura da Bahia.” Disse Sergio Mascarenhas.
A Diretora de Territorialização da SecultBA, Nadjane Soares, também participou da atividade por meio de videoconferência, agradeceu a presença dos participantes e reiterou o compromisso da Secretaria de Cultura da Bahia no auxílio aos municípios e também ao setor cultural de todo o Estado.
Conferências municipais de cultura
Durante o evento também ficou definido o calendário das conferências municipais de cultura, que serão realizadas entre agosto e setembro. Todos os municípios do Extremo Sul confirmaram a realização das conferências, sendo firmado ainda um grande compromisso com os gestores municipais que garantiram que irão se empenhar para que todos os municípios do território implantem seus Sistemas Municipais de Cultura e consigam empossar os conselheiros durante as conferências municipais.