O Ministério Público estadual, na Promotoria de Justiça Regional de Porto Seguro, sediou na última terça-feira, dia 8, mais uma edição da ‘Oficina do Programa Floresta Legal’, que debateu o tema restauração florestal no extremo sul da Bahia. Na ocasião, foram apresentados vários projetos que estão em andamento na região, bem como os desafios da restauração florestal.
O evento foi aberto pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Ceama), promotor de Justiça Yuri Mello. Ele destacou que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu que a década de 2021 a 2030 será a ‘Década da Restauração de Ecossistemas’, e nesse contexto, a recomposição da Mata Atlântica no estado “possui um papel muito importante”.
O promotor de Justiça Fábio Corrêa, gerente do programa Floresta Legal, afirmou que o objetivo da oficina foi “proporcionar um encontro entre diversas instituições que desenvolvem ações de restauração florestal no extremo sul da Bahia a fim de que as boas práticas sejam disseminadas e os desafios enfrentados conjuntamente”. Também esteve na abertura do evento o promotor de Justiça Regional Ambiental de Porto Seguro Antônio Magnavita, que ressaltou a importância da continuidade das discussões acerca da restauração ambiental na região.