O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) conduziu uma operação de fiscalização municipalizada na cidade de Porto Seguro, resultando na autuação de construções ilegais em Áreas de Proteção Ambiental (APP), resgates de animais silvestres e apreensões de madeira beneficiada em área de Mata Atlântica. A ação foi realizada na Unidade de Conservação Estadual Caraíva/Trancoso, entre os dias 01 e 11 de agosto, e contou com a participação de técnicos do Inema e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Companhia Independente de Polícia Ambiental (CIPPA) Extremo Sul.
A operação atendeu mais de 16 processos registrados no Inema e 58 denúncias registradas pela comunidade. Como irregularidades ambientais em propriedades rurais, aterramento de manguezais e restingas, queimadas, desmatamento, além de extração de areia e loteamentos sem licenciamento ambiental. Foram aplicadas mais de 17 notificações pelo Estado e o município, além de apreensão de motosserras. As notificações visam promover a regularização ambiental e o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir).
Em relação à fiscalização da fauna, foram aplicados 05 autos de apreensão em criadores amadores irregulares, e apreendido 25 pássaros, entre eles, 14 anilhados, 01 com selo público violado, 09 mantidos em cativeiros ilegalmente e um 01 infrator foi conduzido para a delegacia. O Inema destaca que os criadores amadores mantenham seus cadastros no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass) atualizados. Ocorreu ainda o resgate de 01 primata da espécie Guigó, encaminhados, com os passeriformes, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) para receberem os cuidados necessários.
Durante a operação na área urbana, a equipe de fiscalização atendeu mais de 16 demandas, tais como saneamento básico, gestão de resíduos sólidos e o aprimoramento dos sistemas de esgotamento sanitário. “Essas ações não apenas focaram no município de Porto Seguro, mas também se estenderam ao território da Unidade de Conservação Estadual Caraíva/Trancoso, garantindo uma abordagem abrangente para a melhoria ambiental e bem-estar da região”, explicou Lucas Ventin, técnico do Inema.