A agricultura familiar foi destaque no evento comemorativo dos 59 anos da União dos Municípios da Bahia (UPB), realizado nesta quinta-feira 17, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A cerimônia, que contou com barracas de comercialização de produtos da agricultura familiar, marcou o lançamento do projeto “UPB no Campo – Identidade Produtiva”.
Durante o evento, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, reforçou a parceria cotidiana com os municípios para o desenvolvimento rural sustentável do estado. “É nos municípios onde a vida, de fato, acontece. Então, nós do Governo do Estado estamos construindo e fortalecendo a cada dia essa parceria com os prefeitos e secretários de Agricultura e estamos aqui para parabenizar a UPB por representar e fortalecer a economia dos municípios”, comentou.
Anfitrião do evento, o presidente da UPB e prefeito de Belo Campo, Quinho Tigre, enalteceu a união com a CAR e forneceu detalhes sobre o novo projeto UPB no Campo. “A CAR tem feito um grande trabalho em todo o estado e o lançamento desse projeto é por acreditar na vocação da Bahia em relação ao desenvolvimento no campo. O nosso objetivo é fazer com que cada município apresente a sua identidade produtiva para que possamos fortalecer a produção e apresentar, ao final do projeto, uma revista para todo o país sobre a diversidade da agricultura no nosso Estado”, informou Quinho.
O prefeito de Chorrochó e diretor de Desenvolvimento Rural da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBAHIA), Humberto Gomes, ressaltou a importância da agricultura familiar nos municípios. “É a agricultura familiar que aporta e segura o homem no campo e gera muito emprego. Na nossa região do São Francisco, por exemplo, quase 80% da população vive da agricultura familiar. Com esse novo lançamento e com os investimentos do Governo do Estado e Governo Federal, com certeza, vamos fortalecer vários setores da agricultura”, comentou.
Entre as ações do projeto UPB no Campo está a parceria com os órgãos estaduais e federais, o diagnóstico da identidade produtiva dos municípios e a elaboração conjunta, entre UPB e Município, do plano de trabalho por cadeia produtiva.