O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) teve participação importante na III Edição do Festival de Aves, realizado em Porto Seguro, entre os dias 17 e 19, sob a organização da RPPN Estação Veracel. Durante o evento, a equipe do instituto, composta por Carla Cruz, Coordenadora Técnica da Unidade Regional Extremo Sul, e Caio Vinícius de Souza, Veterinário do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), abordou o tema da gripe aviária e seu impacto nas diversas espécies de aves presentes na região.
“A presença do Inema nesse Festival proporcionou uma oportunidade única para elevar a conscientização pública sobre os riscos associados à gripe aviária, fornecendo informações cruciais sobre suas causas, modos de transmissão e medidas preventivas. Além disso, ressaltamos a importância do monitoramento para conter a disseminação do vírus”, destacaram Carla e Vinícius.
Em relação ao cenário da gripe aviária, o Inema divulgou uma Nota Técnica Conjunta DIVEP/LACEN/CIEVS/SUVISA/SESAB, que estabelecem medidas preventivas e de controle para evitar a propagação do vírus H5N1 em aves marinhas silvestres e/ou residentes no Estado da Bahia. É relevante notar que até o momento não foram registrados casos suspeitos ou confirmados de Influenza Aviária em seres humanos no estado.
A programação do Festival incluiu atividades educativas, exposições, contação de histórias, palestras com especialistas e observação de aves em ambiente natural. “Esse evento se revelou uma oportunidade para estimular a conexão com a natureza, um passo fundamental para cultivar a valorização das aves e das áreas de conservação. Essa valorização é ainda mais notável na região sul da Bahia, onde se tem a rara oportunidade de avistar espécies singulares”, destacou a analista ambiental, Ludimila Grechi.