A Basílica São Paulo Fora dos Muros é a segunda maior basílica em Roma. Sendo uma das basílicas mais bonitas, impressiona por sua grandiosidade e detalhes magníficos. Foi justamente esse templo, que o padre Ronaldo Cardoso visitou no último sábado 9, como um dos seus roteiros na cidade eterna.
O templo foi fundado pelo imperador romano Constantino I sobre o túmulo de São Paulo, um dos maiores propagadores do cristianismo e autor de catorze epístolas do Novo Testamento.
Conta ele que, em primeiro lugar, a basílica está localizada em um parque. “E quando o sol ilumina o lindo mosaico dourado que decora a fachada, é impossível não se emocionar, você entra no pórtico, ao redor da entrada e ai percebe que vive uma experiência incrível”, afirma padre Ronaldo que ficou impressionado com uma palmeira e uma estátua de São Paulo que dão as boas vindas ao lugar de forma imponente.
O religioso que comanda a paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Itamaraju, no Extremo Sul baiano, disse que ficou impressionado com a beleza do lugar que consegue reunir, fiéis e amantes da arte.
“A Basílica de São Paulo Extramuros é uma das igrejas mais chamativas de Roma”, assegura o padre.
Provavelmente a parte mais chamativa da igreja seja o grandioso átrio dotado de 150 colunas, do qual podemos contemplar o exterior da igreja coberto por um enorme mosaico dourado realizado entre 1854 e 1874, que reflete os raios de sol.
O interior da igreja é em cruz latina clássica com três arcos, divididos por uma série de colunas e com um teto alto totalmente decorado.
“O olhar acaba facilmente sendo atraído pelo altar e pelos arcos ao redor, onde está o Túmulo do Santo Apóstolo, mesmo que a atenção seja capturada pelas belas capelas laterais” diz o padre.
“É uma basílica que me leva a rezar muito, porque o silêncio impera, é uma igreja que me emociona muito, chegando lá no túmulo de Paulo, me volta à mente tudo aquilo que foi narrado nas cartas dele na bíblia, sobretudo, a carta aos Romanos”, disse, ressaltando que a basílica representa um dos locais mais visitados da cidade eterna, por sua beleza artística e pela fé católica.