A Operação Defeso do Camarão II foi encerrada com êxito, após 11 dias de intensa fiscalização. A ação, coordenada pelas Reservas Extrativistas (RESEXs) de Canavieiras e Corumbau, contou com o apoio fundamental da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/PS), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
A operação ocorreu nesta sexta-feira 29, e teve como principal objetivo combater a pesca ilegal de camarão durante o período de defeso. Iniciada em 18 de setembro, as equipes realizaram rigorosas ações de fiscalização tanto em terra quanto no mar, abrangendo várias cidades costeiras, incluindo Camamu, Itacaré, Ilhéus, Canavieiras, Porto Seguro, Alcobaça, Caravelas e Prado.
Os esforços resultaram em importantes apreensões, incluindo 02 barcos de pesca, cujos proprietários ficaram responsáveis através dos respectivos Termos de Fiel Depositário, 04 redes de pesca do tipo balão, 08 pares de equipamentos utilizados para o arrastão do pescado e aproximadamente 370 kg de camarão onde 100 kg do camarão apreendido foram encontrados em alto mar, enquanto 270 kg estavam em peixarias das cidades de Prado, Caravelas e Porto Seguro, sem a devida declaração ao órgão competente.
Durante a operação, foram emitidos 07 autos de infração, resultando em multas que somam o montante de R$ 12.294,00. Além disso, todo o camarão apreendido foi doado a creches e orfanatos das cidades de Porto Seguro, Caravelas, Prado e Cumuruxatiba, contribuindo para ações beneficentes e de apoio às comunidades locais.