A deputada Cláudia Oliveira (PSD) pediu ao governador Jerônimo Rodrigues a implantação de dois maniveiros âncoras por território e o fortalecimento da Biofábrica Bahia para produção de mudas de mandioca no Estado. As sugestões resultam de audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura e Política Rural a pedido da deputada, que discutiu na Assembleia Legislativa a baixa produtividade e importação de mandioca pela Bahia.
Dentre os diversos temas abordados no debate, esteve “a produção de material propagativo de mandioca com qualidade genética e fitossanitária”. Para a deputada, é “necessária uma política pública estruturada para modificação do cenário existente” de baixa produtividade da mandiocultura baiana. Ela reconhece o papel da Embrapa em pesquisar e desenvolver, por meio do melhoramento genético, diversos materiais para suprir as necessidades existentes, mas aponta como imprescindível “a existência e fortalecimento de estruturas de produção em larga escala para que o agricultor possa acessar este material”.
A legisladora indicou como primeira estrutura a ser fortalecida a Biofábrica da Bahia, com a construção de três estufas para a produção de mudas de mandioca. As mudas, disse, devem seguir para o maniveiro âncora local, “onde é concentrado o plantio, produzindo miniestacas ou manivas-semente para serem disponibilizadas aos agricultores”. Além destas medidas, a legisladora sugeriu a realização de estudos sobre possível parceria com a iniciativa privada para a formação de uma PPP, onde o Estado forneceria as mudas e a empresa ficaria responsável pelos demais custos, acordando-se previamente a quantidade de material a ser disponibilizado para distribuição direta aos agricultores.