O município de Eunápolis vem se consolidando como um destino gastronômico no Extremo Sul da Bahia. É o que mostram os dados divulgados na última quarta-feira 27, pelos organizadores do 4º Festival Gastronômico de Eunápolis. O sucesso desta edição foi marcado pelo recorde de 43 empreendimentos inscritos e, ao longo de quase um mês de evento, a movimentação de R$ R$ 1.608.468,13 milhão no faturamento total através da venda de 51.363 pratos criados para o festival e os pratos já comercializados pelos estabelecimentos.
Além disso, as métricas nas redes sociais revelam alcance de quase 1 milhão de pessoas impactadas pelo conteúdo produzido e mais de 1,5 milhão de impressões. A apresentação dos resultados foi feita durante o encerramento do festival na Loja Maçônica Fraternidade, em Eunápolis.
Com o tema Sabores da terra, o evento propôs a valorização dos ingredientes da agricultura familiar, conciliando na apresentação dos pratos a cultura local até as feiras artesanais características da terra, incentivando a criatividade dos chefs e oferecendo uma experiência culinária única ao consumidor, o que fortalece a economia local.
Durante a cerimônia de encerramento, o gerente do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, destacou a importância dos parceiros CDL, Prefeitura de Eunápolis, Abrasel e Senac, como também dos patrocinadores Acimaq, Baden Baden, Bahiagás, Indiana e Naturaves. “Agradeço, principalmente, aos 43 estabelecimentos e seus empresários que acreditam no trabalho envolvido. O festival tem um papel muito importante na geração de negócios, emprego e renda e deixa um legado para a sociedade em um contexto de capacitação. Todos os anos, os resultados são melhores graças ao trabalho em conjunto”, acrescentou.
Todos os empresários participantes foram homenageados no evento pelo envolvimento e dedicação, atitudes que fizeram a diferença para o êxito de mais um Festival. Pela primeira vez como participante, a proprietária do Restaurante Rigon já percebeu os resultados positivos. “Foi tudo um aprendizado.Desde o momento em que foi despertada a necessidade de movimentar as redes sociais, foi uma quebra de paradigma na minha vida porque não gostava de aparecer nos stories, mas pude me superar e ver meu potencial. O Festival foi um divisor de águas”, avaliou a empresária Rita Rigon.
Também idealizadora do prato Mandacaru, Rita explica que passar pela consultoria agregou ainda mais ao que a empresa precisava. “Tirou do conforto, despertou para a organização e para enxergar que mesmo com uma estrutura física pequena, é possível usar a criatividade e reverter a situação. O Festival impulsiona mesmo, estamos muito felizes”, concluiu.
Quem também celebra os frutos do festival é Wagna Barbosa, empreendedora da Markette Lounge. “O festival foi um presente. Conhecemos através da indicação de um cliente e já estamos no terceiro ano de participação. No ano passado, tivemos um dos petiscos mais vendidos durante o evento. A cada ano é uma descoberta e muito aprendizado, as capacitações do Sebrae e Senac são valiosas. A microempresa tem seis anos no mercado e já se diferencia na apresentação dos petiscos, por isso, trouxe o prato Porco na casquinha, que estava em planejamento desde dezembro aguardando o regulamento. Foi sucesso”, avaliou a empresária Wagna Barbosa.
Para Marina Miyoshi, empresária do Restaurante Sabores, a expectativa foi mais uma vez superada. “Como valeu a pena ter participado deste quarto festival gastronômico daqui de Eunápolis. As vendas foram maravilhosas, o movimento foi ótimo, contratamos também uma pessoa para nos ajudar nesse período. Realmente, esse Festival vem para melhorar, em muitas coisas, o comércio em geral”, celebrou.