A Caravana de Cadastramento de Artesãos chega ao Território de Identidade Litoral Sul da Bahia no período de 16 a 26 de outubro. A Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) vai cadastrar e emitir a primeira via ou renovação da Carteira Nacional do Artesão, documento que reconhece e fortalece o ofício, permitindo o acesso aos canais públicos de comercialização.
A Caravana vai passar pelos municípios de Ilhéus, Una, Canavieiras, Itajú do Colônia, Camacan, Pau Brasil e Buerarema. A primeira parada será em Ilhéus, dias 16 e 17 de outubro, das 8h30 às 17h, com intervalo para almoço. O documento será emitido no Teatro Municipal (rua Jorge Amado, nº 20), no Espaço Cultural da Igalha (Aldeia Igalha, em Olivença) e na Escola Estadual Indígena Amotara (Aldeia Itapuã, Olivença).
A estimativa da CFA é emitir 300 carteiras. Os (as) profissionais do ramo do território Litoral Sul constituem a Rota Pau Brasil de Artesanato, onde predominam técnicas artesanais em cerâmica, bordado trançado e montagem. Segundo a CFA, 90% dos municípios da região apresentam significativa produção artesanal, com destaque para os municípios de Ilhéus e Canavieiras.
Para a realização da Caravana de Cadastramento, a Setre conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Litoral Sul, das secretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial (Speromi) e Cultura (Secult), de comunidades indígenas, colégios estaduais indígenas, sindicatos, prefeituras e câmaras municipais e sociedade civil organizada.