O Bispo Diocesano, Dom José Edson de Santana, da Diocese da Costa do Descobrimento, conduziu a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, a padroeira de Eunápolis, à sede do legislativo de Eunápolis na sessão desta terça-feira 31. A visita especial marca o reconhecimento da Festa da Padroeira, celebrada em 24 de maio, como um patrimônio cultural imaterial e intangível do povo eunapolitano.
A iniciativa para esse reconhecimento foi consolidada por meio do projeto de Lei 18/2023, de autoria dos vereadores Carmem Lúcia Maciel (PSD) e Arthur Dapé (UB). O projeto foi aprovado em duas etapas no plenário da Câmara e posteriormente sancionado pela prefeita Cordélia Torres (UB). A vereadora Carmem Lúcia destacou a importância dessa interação, afirmando que ela insere a Câmara Municipal no contexto da tradicional festividade que expressa a devoção religiosa e a manifestação cultural da comunidade eunapolitana.
Durante a sessão, o Bispo Diocesano, Dom Edson Santana, teve a oportunidade de utilizar a Tribuna Livre para agradecer ao plenário o título de cidadania concedido pela Casa ao Padre Diego Oliveira Reis. Dom Edson enfatizou que a história da cidadania está intrinsecamente ligada à luta pelos direitos humanos e destacou que a cidadania representa uma conquista da humanidade, graças àqueles que constantemente lutam por mais direitos, liberdade e garantias individuais e coletivas. Ele elogiou o espírito do homenageado, Padre Diego, e assegurou que este continuará a prestar serviços significativos à cidade de Eunápolis e à sua comunidade.