O casal baiano, dupla de atletas da vela, Juliana Duque, 28 anos, e Rafael Martins, 42 anos, retornaram a Salvador, esta semana, com duas medalhas de bronze na bagagem, conquistadas no último sábado 4, no Panamericano do Chile. Eles repetiram o resultado de Lima 2019, quando também ficaram na terceira colocação.
A dupla, atual bicampeã brasileira na categoria snipe, título conquistado no início deste ano, tem patrocínio do Governo da Bahia, através do FazAtleta, programa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Juliana e Rafael visitaram a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre-BA), nesta terça-feira (7), e contaram que o projeto, agora, é o de conquistar o mundial em Palma de Maiorca (Espanha), em fevereiro de 2024, que vale uma vaga na Olimpíada de Paris 2024.
Somente uma dupla representante da América do Sul conquistará a vaga olímpica e o embate será entre o casal baiano e uma dupla argentina. Por enquanto, Juliana e Rafael se dedicam aos treinos no Yacht Clube da Bahia, e buscam apoio da iniciativa privada para bancar custos com a viagem.