O município de Prado sediou no último dia 12 mais uma etapa da VI Conferência Estadual de Cultura, realizando a Conferência Territorial do Extremo Sul, que contou com a presença de mais de 100 participantes, entre delegados e expectadores, oriundos das cidades de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itanhem, Jucuruçu, Lajedão, Vereda, Teixeira de Freitas, Mucuri, Medeiros Neto, Nova Viçosa e Prado. Apenas o município de Itamaraju não enviou representantes.
Nas etapas Municipais foram eleitos 11 delegados, já na territorial mais 6 delegados foram escolhidos, e juntos irão representar o Extremo Sul e seus municípios na Conferência Estadual que acontecerá em Feira de Santana de 06 à 08 de dezembro.
Ainda durante a Conferência Territorial de Cultura do Extremo Sul foram entregues kits para bibliotecas municipais, aldeias indígenas, assentamentos e comunidades quilombolas do Extremo Sul. Um investimento de aproximadamente R$ 100 mil através de recursos da Lei Aldir Blanc. Os kits possuem computador, livros, leitor digital e vídeos.
A entrega foi mais importante ação do Governo da Bahia/Secretaria de Cultura da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon, que busca fomentar a prática da leitura e também visam o enriquecimento cultural, favorecendo o compartilhamento do conhecimento.
Segundo Junieques Santos, Representante da Secretaria de Cultura da Bahia, foi um momento de extrema importância para a Cultura do Extremo Sul, onde Sociedade Civil e Poder Público se reuniram para debater e construir propostas para melhorias no setor cultural.
O representante da SecultBA fez questão de registrar o agradecimentos ao prefeito e vice do município de Prado, Gilvan Produções e Carlão, à secretaria de Turismo e Cultura, nas pessoas de Iracema Ribeiro, Sérgio Mascarenhas e a equipe.