O governo baiano deu início à convocação de 2 mil jovens para participarem do projeto Primeiro Emprego, uma iniciativa voltada para a inserção desses jovens no mercado de trabalho, especialmente no âmbito do emprego formal no setor público. O chamado é destinado a indivíduos que concluíram ou estão prestes a concluir cursos técnicos de nível médio oferecidos pela Rede Estadual de Educação Profissional.
Dentre os convocados nesta segunda-feira 13, 500 jovens serão direcionados para a Secretaria de Educação do Estado (SEC), outros 500 para a Secretaria de Saúde (Sesab), enquanto o restante terá oportunidades em diversos órgãos. Para participar do projeto, é necessário não apenas ter concluído o curso técnico na rede estadual, mas também ter realizado estágio na área de formação.
A convocação, coordenada pela Secretaria do Trabalho (Setre), priorizará os melhores desempenhos ao longo do curso, considerando notas por território e curso, com especial atenção para pessoas com deficiência. Após essa fase, a experiência profissional será avaliada, excluindo apenas aqueles ex-alunos que já atuaram profissionalmente na área do curso, com carteira assinada e por mais de doze meses.
Desde seu lançamento em 2016, o projeto Primeiro Emprego já impactou positivamente a vida de mais de 17 mil jovens. Essa iniciativa é possível por meio de contratos de gestão entre a Secretaria de Administração (Saeb) e entidades como a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e a Fundação Estatal de Saúde da Família (Fesf-SUS). O governo busca, assim, fortalecer o compromisso com a formação profissional e a inclusão no mercado de trabalho para a juventude baiana.