Em um movimento surpreendente, o ex-vereador Antônio Portugal anunciou sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT) em busca de novos horizontes políticos. Portugal, que inicialmente buscava a candidatura a prefeito pela legenda petista, optou por se juntar ao Rede Sustentabilidade, fortalecendo uma parceria estratégica com o PSOL através de uma federação.
Com essa mudança, o tabuleiro político local se reconfigura, gerando especulações sobre os rumos do PT em Itamaraju. Kiko Mascarenhas, ligado ao deputado Valmir Assunção, surge como único candidato do partido para as eleições municipais de 2024.
Mantendo sua base de apoio, Antônio Portugal conta com o respaldo dos deputados petistas Joseíldo Ramos e Maria del Carmem, consolidando uma aliança que poderá influenciar o cenário eleitoral.
Nossa reportagem tentou contatar Portugal para obter esclarecimentos sobre os motivos de sua saída do PT, mas até o momento, não obteve resposta.
Fontes próximas a Portugal revelam que Júlio Rocha, presidente estadual do Rede Sustentabilidade, já confirmou a filiação do ex-vereador, solidificando essa nova etapa em sua trajetória política. Ainda de acordo com informações, o Rede Sustentabilidade planeja um ato público para oficializar a entrada de Portugal, programado para o dia 5 de dezembro. Este evento reunirá membros do grupo político que apoiam Portugal, e assim como ele, também deixaram o PT de Itamaraju.