Um artista da cidade de Itamaraju, Extremo Sul da Bahia, ameaçou ficar nu em frente a prefeitura caso o gestor municipal não realizar o lançamento do edital da Lei Paulo Gustavo, que destinará recursos federais para auxílio ao setor cultural.
Apesar do Ministério da Cultura já ter destinado, desde o mês de julho, aproximadamente R$ 600 mil para agentes culturais do município de Itamaraju, o setor cultural reclama que até o momento não foi realizado se quer consulta pública como prevê a lei.
Representantes do setor cultural questionam ainda o prazo para a elaboração e inscrição dos editais, pois caso o recurso não seja destinado ao setor até o dia 31 de dezembro, o mesmo será devolvido à União.
Um músico da cidade ainda disse que irá acionar o Ministério Público Estadual para que providências sejam tomadas em relação à omissão do prefeito Marcelo Angênica e de seu secretário de Esportes, Gustavo Souto. O gestor, que é bolsonarista, tem sido acusado de perseguir artistas e produtores locais.
Reação da Câmara Municipal
A vereadora Joseni Alves, presidente da Câmara de Itamaraju, reagiu à demora e questionou o fato de que até o momento nenhum projeto foi enviado à Câmara Municipal para incentivar o setor cultural.
A parlamentar ainda questionou se a Secretaria de Esportes e Cultura só serve para atender a demanda do futebol, pois nenhuma outra ação foi realizada além do apoio ao futebol de campo. “O artistas de Itamaraju merecem respeito.” Desabafou a presidente da Câmara durante seu discurso. *Foto: Reprodução/GoogleMaps